QUEM SOMOS

DEMADENC

DEPARTAMENTO DE MISSÕES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O VALOR DO NATAL

Pr Elinaldo Renovato de Lima

Está chegando o Natal. Época em que, no mundo chamado cristão, as pessoas parecem ser envolvidas por um clima espiritual diferente. Muitos, sem dúvida, são envolvidos por um clima emocional, apenas. Mas, na realidade, há uma motivação diferente em grande parte dos que comemoram o Natal.
Nas igrejas cristãs, há cultos especiais, apresentações de peças dramatizadas, representações do nascimento de Jesus, dos magos, dos pastores, da estrela de Belém, e de tantos outros elementos que caracterizam a data maior da Cristandade. No meio secular, infelizmente, as distorções são gritantes. Em algumas cidades, nessa época de Natal, em lugar de festejos natalinos, há verdadeiro carnaval, cuja motivação é a bebida, os prazeres da carne, e muito mais. Contudo, apesar dessas coisas, não há época do ano que se compare ao Natal.
A razão da força inspiradora do Natal é de origem espiritual. É a pessoa do aniversariante. O menino de Belém, que nasceu numa humilde manjedoura, cercado de animais, de ovelhas, de bois e carneiros, continua a impactar o mundo, com toda a sua tecnologia, e seu materialismo desenfreado. A criança que nasceu num estábulo abalou as estruturas políticas, econômicas, e sociais de sua época. O trono de Herodes tremeu, quando os magos, que vieram do oriente, disseram: “Onde está aquele que é nascido o Rei dos Judeus”? (Mt 2.2).
Hoje, não é diferente. O diabo, o “deus deste século” (2 Co 4.4), tem tanto medo do “menino de Belém”, que faz tudo para afastar as pessoas do verdadeiro Natal. Há milhões de pessoas, que, inconscientemente, e alguns de modo consciente, estão fazendo o contrário do que seria o Natal de Jesus. O “papai Noel”, que não passa de uma lenda, tem mais valor do que Jesus na mente de muitas crianças, de muitos adolescente, jovens e de muitos adultos. É a ignorância espiritual que domina tais corações, levados por uma influência espiritual que prejudica o verdadeiro sentido do Natal.
Porém, acima de tudo e de todos, o Natal de Jesus tem o seu grande valor, que se impõe pelo poder do Espírito Santo de Deus, que o fez nascer no ventre de Maria, a jovem de Nazaré. Ela deu um exemplo ao mundo. Deus a escolheu, não por acaso; não porque fosse a mais bonita; não porque fosse a mais rica; não porque fosse formada numa escola superior; não porque fosse uma predestinada; mas ela foi escolhida porque Deus viu qualidades que a credenciavam a receber o milagre da encarnação do Salvador. Em primeiro lugar, diz a Bíblia ela era “uma virgem” (Lc 1.27). Para Deus, isso tem muito valor. Quando a virgindade física é também virgindade moral. Em segundo lugar, ela era “agraciada” por Deus (cheia de graça); em terceiro lugar, “o Senhor” era com ela, e foi “bendita” entre as mulheres (Lc 1.28). As moças cristãs de hoje precisam seguir o exemplo de Maria, se querem que o Natal de Jesus seja uma realidade em suas vidas. Do contrário, não tem valor comemorar o Natal, se não há pureza, se não há santidade. Da mesma forma, pessoas casadas, homens e mulheres, precisam espelhar-se em Maria para serem agraciados por Deus.
O valor do Natal não reside nos símbolos comerciais, do Papai Noel, da Árvore de Natal, ou das luzes multicores. O valor do Natal reside no seu significado espiritual transcendente. Natal é Deus amando o mundo “de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16); Natal é a mensagem dos anjos aos pastores de Belém: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” (Lc 2.14).
Natal de Jesus é santidade nas vidas dos crentes. Jesus nasceu para nos tirar do mundo do pecado, e nos fazer novas criaturas (2 Co 5.17), com nova maneira de viver, com novos pensamentos, novas atitudes, novo coração, nova mentalidade, novo testemunho, totalmente diferentes dos daqueles que vivem no pecado. Sem renovação de vida, sem santidade, fidelidade, compromisso com Deus, com Sua palavra, e com Sua Igreja, não existe Natal.
O Valor do Natal é demonstrado na vida de cada crente, criança, adolescente, jovem, ou adulto, que mostra ao mundo que Cristo nasceu em seus corações. Para quem tem Jesus, todo dia é dia de Natal.
FELIZ NATAL COM JESUS PARA TODOS OS QUERIDOS IRMÃOS, QUE ESTÃO ESPERANDO A SUA VINDA. JESUS VEM BREVE! PREPARE-SE!

www.adparnamirim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário